Powered By Blogger

MINHAS IMAGENS

MINHAS IMAGENS
IMAGENS ESPECIAIS

Você é aluno do carlina? Qual seu nome , turma e série?

sejam bem-vindos!

Páginas

terça-feira, 4 de maio de 2010

DICAS PARA UM BOM SEMINÁRIO


O que é um seminário

.Dinâmica de estudo em grupo que visa o estudo em profundidade de um tema.
.Pressupõe a participação ativa de todos (apresentadores e platéia).
.Muitas vezes pressupõe a leitura preliminar de um texto que será discutido radicalmente.

Para que serve um seminário!

.Aprofunda um tema.
.Propiciar o debate sobre um tema.
.Socializar o conhecimento para um grupo.
.Sistematizar e divulgar os conhecimentos construídos em grupo.
.Tornar a abordagem de um assunto mais dinâmico.

Qual a estrutura de um seminário

.Ficha roteiro: roteiro impresso que deve ser entregue a todos os participação (platéia), que contém o plano de voo do seminário.
.Deve listar os tópicos que serão desenvolvidos no mesmo. A instituição de ensino a que pretecem e os nomes dos apresentadores.
.Serve para ajudar cada participante a compreender a totalidade do seminário e a sistematização os conteúdos trabalhados.

Qual a estrutura de um seminário!

. Coordenador -> membro do grupo que tem a palavra inicial na apresentação.
.Cabe ao coordenador apresentar os participantes do grupo e fazer uma breve introdução ao tema que será abordado, além de falar das estratégias adotadas para o desenvolvimento do seminário.

Todo seminário deve ter:

.introdução : onde é feita a contextualização do tema, sua importância, os objetivos do mesmo.
.Desenvolvimento dos subtemas (tópicos) onde são desenvolvidos os conteúdos do mesmo. Este desenvolvimento deve ser lógico e coerente.
.Finalização : momento de reflexão e síntese, onde devem ser ressaltados os aspectos mais importantes do tema trabalhado.

Diretrizes para um seminàrio em grupo

A presentação de cada elemente deve ser pautáda pelos seguintes cuidados:

.Não decore sua fala! decorar um texto depõe contra o seminário. O domínio de um tema possibilita o desenvolvimento dinâmico do mesmosem a monotonia dee um texto decorado.
.Fale auto e bom tom! durante sua fala seja claro, pronuncie palavras corretamente, não use gírias.
.Domínio de postura.
.Evite ficar parado no mesmo lugar o tempo todo.
.Nnca fique de costa para a platéia.
.Treinem o encadeamento lógico das idéias e fale de cada palestrante.
.Evite textos longos em seu slide.
.Cuidado com erros de ortografia no slide.
.Se for usar o datashow escolha um modelo clássico para sua apresentação. Adote o estilo CLEAN.
.EScolha um tipo de letra e use em toda apresentação. Tamanho 20.
.Grave sua apresentação em pen drive ou mini CD.
.Se você não tiver habilidade com o equipamento, treine outros.

BOM SEMINÁRIO!

sábado, 1 de maio de 2010

Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário.


Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.

É comum que muitos de nós já tenhamos participado de um seminário, não é mesmo?


Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.

Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento:

Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES) domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.


Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.


Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.


Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.

Só lembrando que para o planejamento devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.

No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição.

A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.

De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.

TRABALHO PÓS-APRESENTAÇÃO:

FORMATAÇÃO NAS NORMAS ABNT
Pensando em facilitar o entendimento dos alunos a Estudo Pronto, elabora algumas dicas e orientações abordando os elementos inerentes à apresentação, estrutura, estética e normas técnicas de um Trabalho Acadêmico.
O que é Norma Técnica?
Norma Técnica é o documento técnico que fixa padrões reguladores visando garantir a qualidade do produto, a racionalização, a uniformidade dos meios de expressão e a comunicação.
No Brasil, o orgão responsável pela normatização é a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, fundada em 1940, sendo representante de entidades de normatização internacionais e regionais como a International Standartization for Organization - ISO e a Associação Mercosul de Normatização - AMN, entre outras.
A ABNT está organizada em Comitês Brasileiros e Organismos de Normatização Setorial, sendo que estes Comitês e Organismos são orientados para atender ao desenvolvimento da tecnologia e a participação efetiva na normatização internacional e regional.
As normas de documentação, que servem como ferramentas de apoio e padronização na elaboração de trabalhos acadêmico, são estabelecidas pelo Comitê Brasileiro da área de Bancos.
Estrutura do Trabalho - Elementos Pré-textuais:
Capa (obrigatório) Folha de Rosto (obrigatório) - Errata (opcional) - Folha de aprovação (obrigatório) - Dedicatória (opcional) - Agradecimentos (opcional) - Epígrafe (opcional) - Resumo em língua nacional e em língua estrangeira (obrigatório) - Sumário (obrigatório) - Lista de ilustrações (opcional) - Lista de abreviaturas e siglas (opcional) e Lista de símbolos (opcional).

Elementos Textuais:
Introdução (obrigatório) - Desenvolvimento (obrigatório) - Conclusão(obrigatório).
Elementos Pós-textuais:
Referências (obrigatório) - Apêndice (opcional) - Anexo (opcional) - Glossário (opcional).

PASSOS PARA UM BOM SEMINÁRIO.

http://www.guanis.org/aprendizagem/aula09.pdf
PASSOS PARA REALIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO:

http://www.guanis.org/aprendizagem/aula09.pdf