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sábado, 1 de maio de 2010

Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário.


Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.

É comum que muitos de nós já tenhamos participado de um seminário, não é mesmo?


Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.

Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento:

Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES) domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.


Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.


Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.


Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.

Só lembrando que para o planejamento devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.

No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição.

A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.

De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.

TRABALHO PÓS-APRESENTAÇÃO:

FORMATAÇÃO NAS NORMAS ABNT
Pensando em facilitar o entendimento dos alunos a Estudo Pronto, elabora algumas dicas e orientações abordando os elementos inerentes à apresentação, estrutura, estética e normas técnicas de um Trabalho Acadêmico.
O que é Norma Técnica?
Norma Técnica é o documento técnico que fixa padrões reguladores visando garantir a qualidade do produto, a racionalização, a uniformidade dos meios de expressão e a comunicação.
No Brasil, o orgão responsável pela normatização é a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, fundada em 1940, sendo representante de entidades de normatização internacionais e regionais como a International Standartization for Organization - ISO e a Associação Mercosul de Normatização - AMN, entre outras.
A ABNT está organizada em Comitês Brasileiros e Organismos de Normatização Setorial, sendo que estes Comitês e Organismos são orientados para atender ao desenvolvimento da tecnologia e a participação efetiva na normatização internacional e regional.
As normas de documentação, que servem como ferramentas de apoio e padronização na elaboração de trabalhos acadêmico, são estabelecidas pelo Comitê Brasileiro da área de Bancos.
Estrutura do Trabalho - Elementos Pré-textuais:
Capa (obrigatório) Folha de Rosto (obrigatório) - Errata (opcional) - Folha de aprovação (obrigatório) - Dedicatória (opcional) - Agradecimentos (opcional) - Epígrafe (opcional) - Resumo em língua nacional e em língua estrangeira (obrigatório) - Sumário (obrigatório) - Lista de ilustrações (opcional) - Lista de abreviaturas e siglas (opcional) e Lista de símbolos (opcional).

Elementos Textuais:
Introdução (obrigatório) - Desenvolvimento (obrigatório) - Conclusão(obrigatório).
Elementos Pós-textuais:
Referências (obrigatório) - Apêndice (opcional) - Anexo (opcional) - Glossário (opcional).

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